terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

MARECHAL DE EXÉRCITO: MANUEL LUÍS OSÓRIO,O MARQUÊS DO HERVAL PATRONO DA CAVALARIA


O Legendário Manoel Luís Osorio nasceu em 10 de maio de 1808, na antiga Vila de Santo Antônio do Arroio, hoje Município de Osório, no Rio Grande do Sul.
De soldado a marechal fez-se presente em todas as campanhas travadas pela manutenção e configuração de nossas fronteiras sul e oeste, desde a Independência até a Guerra da Tríplice Aliança. Foram ao todo nove campanhas, sendo na Batalha de Tuiuti, em maio de 1866, o ápice da sua trajetória.
Osorio revelou-se, no campo de batalha, talhado para o comando, um chefe que fascinava seus subordinados e que, pelo exemplo, empolgava e arrastava como nenhum outro jamais conseguiu em tão alto grau.
Condutor de homens por excelência e habilíssimo em aproveitar as propriedades do terreno, foi escolhido como Patrono da Arma de Cavalaria, por encarnar em vida os ideais de coragem, arrojo e habilidade no combate, inserindo-se, assim, na História do Brasil, como um de seus personagens mais significativos na galeria dos imortais heróis do nosso país.
O Patrono da Cavalaria Brasileira deixou-nos, após o combate do Passo da Pátria, sua frase mais célebre: "É fácil a missão de comandar homens livres; basta mostrar-lhes o caminho do dever". 
    Nos quartéis da Cavalaria Brasileira, continua a se ouvir o toque de clarim criado em sua homenagem- " Aí vem Manoel Luís" -   que anuncia, a cada 10 de maio, a chegada do bravo General,  altivo em seu cavalo, passando em revista à tropa e lembrando-lhe que a glória é a única recompensa dos heróis".

Salário das Forças Armadas é o pior em 100 anos


Deputado Federal
 Jair Messias Bolsonaro 

Inicialmente deixo bem claro que recorrer ao Judiciário em busca de qualquer direito é uma decisão pessoal.
     Tenho recebido diversas consultas pessoais, por cartas, telefonemas e e-mails a respeito de notícia que circula, principalmente, na Internet e também veiculada por alguns órgãos de imprensa sobre eventual direito dos militares terem reajuste remuneratório por equiparação à Polícia Militar do Distrito Federal.
     Em síntese, a notícia informa que o Dec-lei 667, de 02/07/1969, que dispõe sobre reorganização das polícias e corpo de bombeiros militares, e que se encontra em vigor, estabelece em seu art. 24 que a remuneração dos vencimentos e vantagens do pessoal das polícias militares constarão de legislação especial específica, mas que não podem ser superiores às que forem atribuídas aos militares das Forças Armadas.
Como atualmente a remuneração dos integrantes da PMDF e CBMDF são bem superiores à das Forças Armadas, criou-se o entendimento de se recorrer ao Judiciário para buscar equiparação.

Com efeito, o Dec- lei 667/69 encontra-se em vigor e existe o dispositivo mencionado que estipula tal condição, ressalvando-se que, embora irrelevante para oficiais, subtenentes e sargentos, excetua os cabos e soldados de tal limitação.
Ocorre que, embora entenda absurda a diferença salarial entre os militares das Forças Armadas e os da PMDF, repita-se, não que tais servidores estejam ganhando muito, mas porque estamos muito defasados, o Poder Judiciário já decidiu que à luz do art. 37, inciso XIII, da Constituição Federal, é vedada a estipulação de qualquer vinculação remuneratória entre carreiras distintas do serviço público. 
Nesse sentido encontra-se a decisão do STJ no RMS 14872/DF.
     Assim, creio não ser viável a utilização desse argumento para buscar a justa recuperação das perdas salariais que o Governo nos vem impondo, colocando os militares das Forças Armadas como a categoria de servidores com menor remuneração no serviço público.
Reitero entretanto que a decisão de se recorrer ao Judiciário, em qualquer situação, é pessoal, apenas aconselhando que sejam procurados bons profissionais que, preferencialmente, patrocine a causa sob a condição de só receber seus honorários em caso de sucesso na ação e após a percepção dos valores garantidos pela causa.

FEMAB fecha grande parceria com a COMEGO


´´FEMAB fecha grande parceria com a COMEGO, 
e acrescenta mais vantagens para soldados recrutas 
e reservistas do Brasil.``

Aos militares reservistas, seguranças particulares, guardas municipais, bombeiros e policiais militares a boa notícia é que: A partir de janeiro de 2009 a FEMAB (Federação dos Militares do Brasil) junto á COMEGO (Cooperativa Médica do Estado de Goiás) vão estar lado a lado, fortalecendo um plano para qualquer membro familiar de qualquer grau de parentesco para consultas médicas e exames laboratoriais muito mais em conta do que qualquer outro sistema de atendimento é preciso estar filiado na FEMAB para usufruir desse sistema e outros benefícios dos associados.
Conheça mais sobre a Comego.

A cooperativa médica do Estado de Goiás ( Comego) iniciou suas atividades em 1988 com a missão primordial de atender, organizar, faturar, receber e repassar honorários aos seus cooperados.
Hoje já são mais de 700 médicos cooperados, além de várias clínicas, hospitais e laboratórios prontos para atender todos os  cidadões.

 Missão

Alcançar a excelência na prestação de serviços médico-hospitalares com qualidade e a preços competitivos, visando sobretudo a satisfação plena em todas as suas necessidades e aspirações. 

 Sistema Diferenciado de Atendimento e Atenção à Saúde

A Comego conta com toda a estrutura médico-hospitalar necessária para o paciente ser bem atendido. 
O associado não paga taxa de contratação, mensalidade, e anuidade. Paga somente pelos serviços médico-hospitalares que realmente utilizar.
Junto a COMEGO através da FEMAB , se você é militar, guarda municipal ou tem um documento de reservista do exército, marinha ou aeronáutica entre em contato pelo telefone 4103-1134 ou  pelo  correio eletrônico:
federacaodosmilitares@gmail.com e conheça seus direitos.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Perspectiva em Anicuns

Aproxima-se de 01 Janeiro e todos os moradores do distrito Capelinha e cidade de Anicuns estão ansiosos pela posse do prefeito eleito em outubro passado Manoel Vicente, mais conhecido como Manezinho. A expectativa da população é muito grande, pois foram oito anos tolerando o descaso do antigo prefeito.
Manezinho é a promessa de um futuro jamais visto pelos eleitores que votaram e acreditaram em suas propostas de campanha. Com fama de ser um homem honesto, trabalhador, bom caráter e com uma índole de causar inveja a seus correligionários, o prefeito eleito tem coragem e determinação para cumprir tudo que disse em campanha, e está ansioso para dar inicio ao trabalho em prol da sociedade anicuense e distritos.

As promessas de campanhas vão deixar de serem apenas promessas. A comunidade de Capelinha está bastante otimista com Manezinho, pois segundo os moradores, a família Buzina foi à única que fez coisas boas e positivas para eles. Manezinho já provou ser um grande líder, pois um de seus funcionários Marco Antônio, trabalhou com o mesmo na cerâmica, e afirma que ele é um ótimo patrão, pois o mesmo não faz distinção entre chefe/funcionário, e que além de ser um homem muito estudado, é também uma pessoa extremamente simples.

Toda população anicuense e demais distritos estão na espera da posse do novo prefeito, pois eles sentiram na pele a falta de um grande administrador na prefeitura, durante os últimos anos. Manezinho tem muito chão pela frente, seu trabalho será árduo, mas com certeza trabalho não lhe assusta. Ele está capacitado para administrar qualquer cidade, porque o mesmo estudou e preparou muito para isso. Manezinho é formado em dois cursos superiores, Direito e Administração de Empresas, além de ter cinco pós-graduações, acabou de entregar seu projeto de mestrado, será que alguém ainda tem alguma dúvida da sua capacidade de administrar?
Além de ampliar esta conquista, Manezinho continuará lutando pelo fim da desigualdade social e pela valorização profissional, onde por mais que exerçam as mesmas funções muitas pessoas são desencorajadas por falta de apoio e iniciativa da prefeitura, com isso ficam frustrados e até desvalorizados. Manezinho pretende desmistificar a atual realidade, de que políticos são todos iguais, e só se interessam pelos próprios salários, e pelas verbas da prefeitura. Manoel Vicente quer ser o melhor prefeito que Anicuns e seus distritos já viram, quem sabe ele será também o melhor do país. Toda a população de Anicuns espera que esse sonho de igualdade, que ainda é um ideal, se torne uma realidade. Os moradores precisam de um herói de verdade, não aqueles que estão apenas na TV.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Magal, a força e a voz da polícia


Defender a polícia goiana bem como os bombeiros militares e as forças armadas.   Exaltar e aplaudir o trabalho dessa corporação sempre que merecer, além de apresentar projetos de lei que vão de interesse da categoria e ainda prestar homenagens as policias civis e militares. Essa esta sendo a conduta do deputado estadual, líder do governo na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, Evandro Magal (PSDB).

Desde que assumiu a cadeira do legislativo goiano, Evandro Magal, tem se mostrado um fiel escudeiro das forças que representam a segurança pública do Estado de Goiás. “Ser policial é viver em prol do bem estar da nação, é defender a vida do próximo, é combater o mal, a marginalidade e lutar em nome da paz”. Assim define Magal a figura desse profissional. 

Durante as sessões na Assembléia Legislativa, as ações das policias ( militar e civil)  são sempre reconhecidas pelo discurso do deputado, que ao usar a tribuna da Casa faz questão de mencionar o trabalho dessa classe e quando necessário reconhece o mérito apresentando moções de aplausos para policias que tiveram sucesso em determinada ocorrência. Dentre os projetos apresentados pelo deputado Evandro Magal, está o que determina medalha a policias feridos em serviço.
O projeto determina que os policias civis e militares que forem feridos defendendo a sociedade durante ações de segurança pública em decorrência de resistência armada  oposta ao cumprimento da lei, receberão Medalha por Ferimento
em Serviço. A Medalha será concedida pelo Governador do Estado, mediante proposta
da corporação do servidor, após apuração das circunstâncias em que ocorreu a lesão.
"Uma característica única do serviço policial decorre do permanente risco de vida que acompanha os policias enquanto no desempenho da profissão que abraçaram" justiça o deputado.
Magal reconhece que é um risco inevitável e independente da experiência e capacitação profissional, porque é tão imprevisível como a mente humana. Mesmo assim esses servidores públicos prosseguem na sua missão, mais preocupados com o cumprimento do dever do que com as conseqüências dos combates e escaramuças opostas pelo mundo do crime.
Mediante todos os problemas que o policial ferido enfrenta, essa homenagem é uma forma de incentivo para o reingresso na função. "A medalha é um reconhecimento e uma modesta recompensa para esses combatentes do bem" disse Magal
A medalha terá fita púrpura será cunhada em bronze com a representação de dois policiais, civil e militar, com a inscrição "Ferido em Defesa  da Sociedade" e no verso o brasão do Estado com a inscrição "Governo do Estado de Goiás".